O que é Link-Building e por que é importante?

Consultor SEO

Por Omar Montellato | Julho 29, 2023

O que é Link Building e por que é importante?


Quando se trata de tópicos polêmicos em SEO, é difícil encontrar algo que gere uma discussão mais acalorada do que o link building. Ao longo dos anos, o Google enviou muitas mensagens contraditórias sobre o link building, e o resultado é que os consultores de SEO têm opiniões muito fortes sobre o assunto. Controvérsia à parte, há algumas coisas em que todos podem concordar e é isso que abordaremos aqui. Abaixo, abordamos os fundamentos do link building e por que isso é importante para o SEO.


Por que os links são importantes em SEO

Os links são mais do que apenas ferramentas para navegar na World Wide Web. Eles também são os caminhos pelos quais o Google e outros mecanismos de pesquisa rastreiam e indexam a Internet. Os links internos são importantes para o SEO na página, mas os backlinks ou links de outros sites são igualmente importantes pelos seguintes motivos:

Os mecanismos de pesquisa descobrem novas páginas da Web por meio de links

O volume de páginas na internet cresce a cada dia a uma taxa astronômica. Como o Google encontra e indexa todo esse novo conteúdo? Por meio de seu Googlebot, que rastreia a Web visitando páginas novas e atualizadas e seguindo todos os links contidos nessas páginas, visitando-as, seguindo os links dessa página e assim por diante. Essas páginas são indexadas para que as pessoas possam encontrá-las quando estiverem pesquisando por palavras-chave relevantes.

Links determinam como uma página é classificada no Google

Pense nos backlinks como garantia das páginas às quais eles se vinculam. Eles são um sinal que diz ao Google: “Ei, este site é legítimo e é um bom recurso; deve ser indexado.” O texto âncora informa ao Google sobre o que é uma página e o termo de pesquisa para o qual ela deve ser classificada. Além disso, quanto mais backlinks uma página tiver, mais valor o Google atribuirá a ela – com tantos sites garantindo uma página, o Google acredita que deve valer a pena.

Links Follow e Nofollow

Por padrão, os links são links "follow", que é uma abreviação de "Googlebot, vá rastrear este site para o qual estou vinculando! Vale a pena indexar!” Seguir links são a moeda do SEO. Mas, às vezes, um link é “Nofollow”.

Isso diz ao Google: “Espere! Não rastreie este site! Eu não estou garantindo isso! Links Nofollow não transferem PageRank ou texto âncora.

Então, por que alguém não iria querer que o Google rastreasse um site para o qual está vinculado? O primeiro uso comum para links nofollow foi em comentários de blogs, para evitar que o spam de comentários influenciasse os resultados da pesquisa. Os blogueiros podem definir os links deixados nos comentários como “nofollow”, evitando que seus sites passem pelo PageRank para sites obscuros. Depois que o nofollow se tornou o padrão para comentários em quase todas as plataformas de blog, o nofollow foi usado principalmente para links pagos, já que o Google vê esses links como potencialmente manipuladores das classificações dos mecanismos de pesquisa. Hoje em dia, links pagos também podem ser indicados com rel=“sponsored”, embora nofollow ainda seja usado e alcance o mesmo objetivo. Outros usos para links nofollow incluem links de widgets e links de afiliados, que são links para varejistas como a Amazon, que oferecem sites com links para eles uma porcentagem de qualquer venda enviada para eles.

Como minha empresa pode se beneficiar do link building?


Embora o SEO seja o objetivo principal do link building, há outras razões para fazer um esforço para fazer com que outros sites tenham links para o seu. Esses incluem:

Construção de relacionamento

O alcance do link building pode ajudá-lo a construir relacionamentos com outras empresas e membros da sua comunidade. Essas relações podem ser aproveitadas para promoções, colaborações e outras oportunidades de networking

Tráfego de referência

Se você conseguir backlinks de sites populares – ou mesmo de sites de nicho com muita autoridade sobre o assunto – poderá gerar tráfego de referência para seu site. E esse tráfego de referência pode aumentar os leads, as vendas e a receita do seu negócio.

Construção de marca

Menções e backlinks em outros sites também ajudam a aumentar o conhecimento da marca. Embora os links de acompanhamento sejam sempre mais desejáveis por motivos de SEO, até mesmo um link nofollow de um site de renome pode beneficiar sua empresa ao promover sua marca. (Também pode ajudar a aumentar seu EEAT, o que é importante para SEO!)

Como fazer com que sites tenham links para você


Então, como você consegue que outros sites criem links para você? Não vamos adoçá-lo - dá algum trabalho! Também leva muito tempo, especialmente para obter os cobiçados backlinks de sites com alta autoridade de domínio. Aqui estão alguns dos nossos melhores conselhos para gerar links reais com valor real.

Crie conteúdo que vale a pena vincular

Talvez “Se você construir, eles vão ligar” é uma boa estratégia, afinal?

Criar um conteúdo que valha a pena é absolutamente fundamental quando se trata de fazer com que outros sites criem links para você. Na verdade, diríamos que deveria ser a base de qualquer estratégia de criação de links. Lembre-se, os links são uma forma de atestar outro site, e ninguém vai querer atestar você se o seu site produzir conteúdo inútil de baixa qualidade ou estiver repleto de erros.

Quando o conteúdo tem valor real para os usuários, é mais provável que as pessoas criem links para ele — simples assim! O conteúdo criado apenas com o objetivo de colocar palavras-chave em uma página não vai gerar interesse (ou links) dos leitores. O conteúdo deve ser útil, bem escrito e envolvente. É ainda melhor se você puder oferecer uma perspectiva única sobre um tópico.

Menções e Comentários

Comentários de clientes e até menções simples em outros sites são outra maneira de criar backlinks. Ofereça um incentivo a seus clientes para que avaliem sua empresa e fique de olho para encontrar oportunidades de compartilhar seu conhecimento como fonte de artigos editoriais em sites de renome.

Construa e Alavanque Sua Rede

Por fim, entre em contato com seus amigos, parceiros e outros proprietários de pequenas empresas para solicitar oportunidades de vinculação. Ofereça-se para escrever uma postagem de convidado, peça para ser vinculado a uma página de recursos ou tenha uma ideia de colaboração. Os links de mídia social também contam, portanto, peça a seus amigos e familiares para compartilhar sua empresa com outras pessoas por meio de seus perfis de mídia social.

O que não fazer

É aqui que entra a controvérsia com o link building: o que não fazer. Hoje em dia, quase todos os SEOs podem concordar que você não deve enviar spam para os links do seu site nos comentários do blog e não deve pagar por links em sites aparentemente não relacionados, ambos os quais eram táticas de SEO populares (embora obscuras) uma década atrás.

Então, existem algumas áreas cinzentas. As postagens de convidados estão bem? E as âncoras de texto com palavras-chave de cauda longa? O Google tem tudo a ver com links naturais, então dizemos que não há certo ou errado quando se trata dessas questões; em vez disso, devem ser avaliados caso a caso, dependendo da natureza dos vínculos em questão.

Aqui está uma regra prática: se você está criando valor para os usuários com seus esforços de desenvolvimento de conteúdo e criação de links, então você está no caminho certo. Mas se você está fazendo coisas apenas para fins de SEO, onde o conteúdo e os links fornecem pouco ou nenhum valor para o usuário, provavelmente você está se desviando do curso.

Quando obter ajuda com link building

Há muito envolvido na criação de links e, como mencionamos acima, pode exigir muito tempo e esforço, principalmente se você for um pequeno empresário ou empresário individual. Se você não tem espaço para assumir a criação de conteúdo e o alcance do link building, considere contratar uma equipe externa de SEO para ajudá-lo.

Refletir

A evolução do SEO: das palavras-chave à experiência do usuário, uma jornada digital até o topo."

Buscar